Petrobrás, Lava Jato e os Escândalos nos EUA – Ouça o Podcast com Érica Gorga

Ouça nosso Podcast com Érica Gorga sobre Petrobrás, Lava Jato, os Escândalos nos EUA e a Previdência

“Nós temos informações de que, até o presente momento, a Petrobras recebeu cerca de 1.4 bilhão da Lava Jato a título de ressarcimento pelas perdas que a empresa teve com corrupção. Não obstante, a Petrobras é obrigada a pagar cerca de 3 bilhões de dólares por perdas relativas a corrupção aos investidores nos EUA. Isso dá hoje bem mais de 10 bilhões de reais que a Petrobrás vai ter que destinar para os investidores que adquiriram seus títulos nos Estados Unidos. (…) Na verdade, ela está ressarcindo muito mais os investidores estrangeiros do que ela tem recebido de reembolso pela Lava Jato (…)”

Ouça mais:

“Nós notamos uma diferença gritante no que tange a reparação dos ilícitos dos crimes relacionados a corrupção no Brasil e nos EUA. No Brasil, os investidores brasileiros que tiveram perda com investimentos da Petrobrás não conseguem recuperar seus prejuízos. E, nos EUA, os investidores internacionais que compraram títulos equivalentes, conseguiram a reparação. Portanto, o sistema americano se mostra muito mais ágil que o Brasileiro na proteção do investimento privado dessas empresas envolvidas em grandes esquemas de corrupção(…)”

Ouça mais:

“A Lava Jato é um avanço importante no Brasil no que tange o combate da corruçpção, porém, ela tem restringido suas ações em grande parte a esfera penal, então, nós vemos os políticos e empresários sendo presos mas não vemos um avanço substancial na área do ressarcimento dos prejuízos gerados pelos crimes de corrupção(…)”

Ouça mais:

“Um fato que está sendo pouco noticiado também é o impacto dessas perdas de investidores, pensionistas e contribuidores de fundos de pensão com os escândalos da Lava Jato. Isso tem afetado muito os fundos de pensão dos sistemas de Previdência complementar(…)”